quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dois dias "pra bater perna no mei do mundo": Momentos de cultura, história, lazer e aprendizado em Fortaleza.



Foto 01

Nesta semana, juntamente com um grupo de amigos/alunos, tive a prazeirosa oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história do nosso Estado, ao visitar o Museu do Ceará, o Centro Cultural Dragão do Mar e alguns outros espaços do centro histórico de Fortaleza.

Foto 02
Por meio desta aula-de-campo, tivemos a possibilidade de nos aproximar mais do conhecimento histórico, percebendo melhor como os processos históricos vão sendo construídos, registrados e selecionados no decorrer do tempo, e como tudo isso pode ser sentido, através do estabelecimento de um diálogo com os objetos dos museus, com os espaços considerados históricos, com as lembranças e memórias que os cercam.


Desta forma, fomos costruindo nossa própria interpretação e entendimento acerca das momentos, objetos e espaços que constituem nossa história, nossa identidade. Realizamos também nossos próprios registros por meio dos questionamentos e entendimentos, da memória e dos retratos eternizados, elementos que podem contribuir para a edificação de nossa própria história de vida, de nossas lembanças afetivas.

Foto 03












Foto 04


Museu do Ceará, Centro Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, praças, monumentos, ruas, árvores, animais, pessoas, comidas, clima, cada um dos participantes tendo relações únicas com cada um destes elementos, que foram vistos, sentidos, tocados das mais diversas maneiras e que ficarão eternizados de um forma muito particular em cada um.


Foto 05


Espero que todos tenham gostado, se divertido, aprendido e aproveitado da melhor maneira possível.


Um abraço e a té a próxima.


Foto 06





Foto 01: Visão da entrada do Theatro José de Alencar por entre os vitrais da sala de espetáculos.
Foto 02: "Nosis" em frente ao prédio do Museu do Ceará, antiga assembléia legslativa do Estado.
Foto 03: Fortaleza vista da Ponte dos Ingleses, Praia de Iracema.
Foto 04: Em frente a entrada da sala de espetáculos do Theatro José de Alencar.
Foto 05: Teto da sala de espetáculos do Theatro José de Alencar, pintado pelo artista Ramos Cotoco.
Foto 06: Parte da turma na Ponte dos Ingleses, antigo porto de desembarque de mercadorias e, atualmente, um importante espaço turístico na Praia de Iracema








Nenhum comentário:

Postar um comentário